Uma Empresa Socioambientalmente Responsável

Participando de um trabalho, fiquei incubido de escrever as medidas empresariais que tornariam o negócio socioambientalmente responsável. Para quem não é do meio, parece muito simples executar tal tarefa, já que a maioria das pessoas ve como responsabilidade ambiental usar papel reciclado e canecas de cerâmica. Estas medidas fazem sim parte de um programa ideal, mas são apenas a ponta do iceberg.

Num mundo tão cheio de possibilidades e com uma infinidade de variações de nichos de mercado, é extremamente difícil saber todas as medidas possíveis para uma empresa específica para que esta seja considerada ambientalmente responsável. Mas, curiosamente, é relativamente fácil montar um pacote que vale para praticamente qualquer empresa, de qualquer tamanho, com qualquer que seja o foco dela. A partir deste pacote, incluimos ou retiramos medidas que tornem o plano final mais direcionado à empresa interessada.

No pacote inicial, podemos incluir as medidas citadas acima, além de madeira certificada, redução dos consumos de energia a água por meio de reformas para aproveitamento de iluminação natural, equipamentos com melhor desempenho energético segundo o INMETRO, recirculação da água para descargas e irrigação de jardins, e até mesmo aproveitamento da água da chuva. Outras medidas pouco conhecidas (ou lembradas) são aproveitamento da mão de obra local, redução dos materiais utilizados, divulgação eletrônica (ou pessoal) para não precisar imprimir material promocional, até mesmo privilegiar novas instalações que estejam localizadas próximas a sistemas de transporte coletivo, principalmente os menos poluentes, como metrô e trem.

Personalizar um pacote deste se torna mais fácil quando entendemos o que a empresa faz. Fica claro que é muito complicado planejar no escuro, mas é muito comum os consultores ambientais não saberem do que se tratam os negócios das empresas que os contratam. Por isso é comum planos de gestão serem abandonados, ou radicalmente modificados, para que fiquem mais próximos da realidade da empresa.

Um exemplo muito simples é a substituição da utilização de papel branco por papel reciclado. Em uma pequena empresa, convencer o dono pode até ser uma tarefa complicada, mas uma vez alterada, dificilmente a empresa voltará para o papel branco, pois o impacto econômico é bastante reduzido, comparado com o ganho ambiental que a empresa pode ter, inclusive pela incorporação do marketing verde que esta alteração pode promover. Mas em uma grande empresa, ainda mais uma que use muito papel, o impacto econômico desta substituição é enorme, praticamente invibializando esta medida.

Desta maneira, é preciso adicionar medidas que, além de responsáveis, tragam lucros para a empresa, e que este lucro seja visualmente perceptível. Falar em reduzir o consumo de energia e água é fácil, mas provar que será lucrativo demanda alguma atenção. Como atitudes que reduzam o consumo são, normalmente, diferentes das habituais, é necessário provar, através de contas, que essa mudança é muito lucrativa. Exemplos não faltam, mas individualizar a conta tem mais impacto. Pode parecer utopia, mas é possível reduzir uma conta de água em até 90% e uma conta de luz em até 60% com investimentos relativamente pequenos e de retorno rápido.

Portanto, se você deseja tornar sua empresa responsável, saiba que não é certo que seja excessivamente despendioso. E se você escreve planos de ação para aumentar a responsabilidade de uma empresa, faça seu plano o mais próximo possível da realidade da empresa. Assim, quem sabe, uma melhor qualidade ambiental não seja tão utópica.

About these ads

~ por roonco em 13/10/2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: